CONCURSOS

Há mais de 10 anos realizamos concursos públicos, processos seletivos e vestibulares para ingresso em instituições públicas e privadas para um público superior a 1 milhão de candidatos.

Concursos

Temos grande expertise no planejamento, na coordenação e na realização de concursos públicos, processos seletivos e vestibulares para ingresso em instituições públicas ou privadas.

Contamos com equipe profissional que atua no ramo de concursos públicos e processos seletivos há mais de 10 anos. Equipe que já selecionou profissionais para os mais diversos segmentos, a saber: Educação, Saúde, Segurança pública, Administração Pública Direta, Empresas Públicas e Privadas, e Sistema “S”.

Para isso, estamos em constante processo de seleção e qualificação dos nossos professores para composição das Bancas Examinadoras em diversas áreas do conhecimento.

Iades possui um banco de colaboradores com mais de 25 mil pessoas cadastradas para atuação nas áreas de atendimento aos candidatos, logística de aplicação de provas e construção pedagógica das avaliações.

Tipos de Avaliação

Prova Objetiva

Avalia os conhecimentos básicos e específicos exigidos para o correto desempenho de cada função, de acordo com as descrições das atividades do cargo e o conteúdo programático definido no edital normativo da seleção.

A prova objetiva contém questões inéditas elaboradas especificamente para cada certame.

Prova Discursiva

Avalia o candidato em situações reais que serão vivenciadas quando do exercício da atividade profissional. Ela também analisa a capacidade de expressão na modalidade escrita e o uso das normas do registro formal culto da Língua Portuguesa.

Avaliação de Títulos e de Experiência Profissional

Serve para comprovar a formação intelectual e a experiência profissional do candidato. A cada documento apresentado são atribuídos pontos, de acordo com a sua maior ou menor relevância para o exercício da função.

Teste de Aptidão Física

Avalia o condicionamento físico do candidato para o desempenho eficiente da função. Exercícios variados são programados em sequência, com o objetivo de avaliar força, resistência, impulsão, capacidade aeróbica e outros aspectos físicos.

Avaliação Psicológica

Consiste na aplicação e na avaliação de instrumentos e técnicas psicológicas visando verificar habilidades específicas, tipos de raciocínio e características de personalidade importantes para o bom desempenho das atividades profissionais. Ela é aplicada por profissionais inscritos no Conselho Regional de Psicologia. O IADES, quando solicitado realiza o “Levantamento de Perfil Profissiográfico” para mapear as competências, as habilidades e as atitudes da função a ser avaliada.

Prova Prática

Simula situações reais para analisar a performance do candidato em tarefas relacionadas ao exercício da atividade profissional. Na prova prática são reproduzidos ambientes de trabalho com equipamentos e materiais compatíveis aos usados na rotina laboral.

Exames Médicos

Os exames biométricos e as avaliações médicas são coordenadas por junta médica que avaliará se o candidato goza de boa saúde física e psíquica para desempenhar as tarefas típicas da categoria funcional. Para a conclusão prognóstica e emissão de laudo conclusivo, a junta médica fará a avaliação clínica do candidato e a interpretação dos exames apresentados.

Perícia Médica

A perícia médica para os candidatos que se declararam com deficiência, é promovida por equipe multiprofissional que verifica a qualificação do candidato como Pessoa com Deficiência, o grau da deficiência e a sua compatibilidade com as atribuições e atividades profissionais a serem exercidas.

Provas Orais

As provas orais, avaliam as competências relacionais ao exercício profissional e versam sobre o conhecimento técnico necessário para o desempenho eficiente da função a ser exercida. Elas são aplicadas em sessões individuais e com avaliação dos candidatos feita por Banca Examinadora especializada.

Sindicâncias da vida pregressa e investigação profissional

Em geral, esta atividade é realizada diretamente pelos clientes no segmento de Segurança Pública, cabendo ao IADES, a coleta dos documentos dos candidatos e a garantia de confidenciabilidade no trato das informações e manuseio dos documentos.

Exames Toxicológicos

Quando da realização de testes de aptidão física ou avaliações médicas, o IADES promove a aplicação de exames toxicológicos para detecção de consumo de substâncias psicoativas e/ou de agentes metabólicos que alteram o desempenho do candidato.

Cursos de formação profissional

Os cursos de formação profissional, podem tanto fazer parte do processo seletivo, como serem aplicados como etapa introdutória logo após a contratação dos profissionais. Equipes pedagógicas são disponibilizadas para transmissão do conteúdo e serviço de Secretaria Acadêmica é oferecido.

TOPO